segunda-feira, 31 de julho de 2017

VOCÊ SABE QUAL TIPO DE MINDSET É O SEU?


Por Rebeca Crivelaro Campos

Mindset em inglês significa mentalidade, um conjunto de crenças e valores, nossa forma de pensar predominante que molda nossa vida.

Segundo Carol Dweck, existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.

No caso do mindset fixo, a pessoa tem uma atitude mental mais rígida, menos aberta à mudança e ao novo aprendizado. Mas, a característica principal ressaltada por ela é a crença predominante de que errar é errado ou fracassar é negativo.

Dentro desse linha, pessoas de mindset fixo tendem a serem muito críticas e perfeccionistas consigo mesmas, não se permitindo errar ou mudar. A culpa e o medo que sentem de não terem sido 'bons' o suficiente, os deixam paralisados em um ciclo de aprendizado muito penoso e devagar. Essas pessoas tendem a se agarrar a velhas ideias e paradigmas, mesmo que não estejam mais funcionando na vida delas. Mas, o que importa é estarem certos. Mais difícil do que aprenderem o novo é desaprenderem o antigo.

No caso do mindset de crescimento, a atitude mental predominante é o da flexibilidade. Uma palavra mágica que pessoas desse tipo de mindset possuem é o 'ainda', pois elas sabem que vão conseguir em algum momento atingir seu objetivo ou ter aquele aprendizado, mesmo que não tenha sido de primeira. 

O mindset de crescimento, também conhecido como progressivo ou evolutivo, está aberto ao novo e encara o erro e o fracasso como recálculo de rota e não como um fim. O aprendizado é mais fluido e os términos e recomeços de projetos são vivenciados de maneira mais natural e espontânea, sem drama.

Carol coloca, por exemplo, a importância de estimular o desenvolvimento desse mindset na educação de uma criança, que poderiam ter a dádiva de crescer com uma atitude mental muito mais benéfica para que possa construir uma vida mais feliz e alinhada ao seu propósito de vida.

Outra questão interessante apontada no livro, é que temos uma média predominante de um ou de outro, mas eles diferem dependendo de cada área da vida.

Por isso, nesse momento convido a uma reflexão. Qual seria o seu mindset predominante?
E separadamente por áreas da sua vida? O que você está ganhando escolhendo um ou outro? O que impede que mude para o mindset de crescimento?

O mais importante compreender aqui é que a partir do momento que você opta pelo mindset de crescimento, mesmo não sabendo como fará as mudanças, você já está tendo sucesso, pois está se abrindo ao novo. E diga: "Eu não tenho um mindset de crescimento para essa área da minha vida ainda, mas já estou me alinhando a esse novo modelo ."

Então, mude agora mesmo, e saiba que a mudança é um processo. E sempre que parecer difícil, você está no mindset fixo e quando estiver no de crescimento estará progredindo.

A estabilidade não existe, a vida é fluxo e impermanência constantes.

Namastê

Rebec@

Respeite os créditos ao compartilhar a mensagem!
Blog Feminino Quântico: http://www.femininoquantico.com.br/2017/07/voce-sabe-qual-tipo-de-mindset-e-o-seu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço antecipadamente o seu comentário! Ele será respondido o mais breve possível!