quarta-feira, 21 de junho de 2017

TUDO É UMA QUESTÃO DE PRIORIDADE


Por Rebeca Crivelaro Campos


Em uma reflexão recente que fiz com uma de minhas coachees, discutíamos sobre o tempo e os afazeres diários. Ela afirmava que o tempo passava rápido demais e por isso não conseguia fazer tudo que precisava. Assim eu sugeri uma observação: que ela pudesse enxergar como a duração do dia (24h) era um ponto de intersecção entre todos os seres humanos no planeta. E o que mudava para cada um era a forma como poderiam usufruir dessas 24h diárias.

Em um livro que li, A tríade do tempo, o autor sugere um modelo de organização e classificação de tempo bastante interessante e aplicável. Essa tríade do tempo se dividiria em: atividades urgentes, importantes e circunstanciais. O que é urgente não se tem tempo, como, por exemplo, uma questão de saúde séria, um pneu de carro furado. O importante tem a ver com atividades que conduzem você a sua meta e objetivo maior, o que prioriza no momento, por exemplo, antes que sua situação de saúde se agrave, você faz um dieta, pratica atividades físicas e cuida da alimentação, e sobre seu carro, você tem a manutenção do carro em dia, mantém os pneus em bom estado e pode contratar previamente um seguro para ser auxiliado nas urgências. Se você não fizer o importante ele pode se tornar urgente. O circunstancial é o que pode ser dispensado, o desnecessário, como: excesso de  TV, 'jogar' conversa fora (fofoca e reclamação), uso de internet sem um propósito a alcançar, etc. Lembro que o circunstancial eu também chamo de tempo invisível, aquele que você não está nem consciente que está perdendo, pois acontece muito pela nossa falta de presença no Agora e falta de alinhamento à prioridade, e, como diria o gato para Alice, no filme "Alice no país das maravilhas", se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.

Nessa sessão com minha cliente, fui além na reflexão sobre prioridade e tempo e, na minha análise, expliquei a ela que a prioridade poderia ser replicada a várias áreas da vida dela, sendo uma excelente parceira na regulação do foco.

Considerando que o que focamos criamos e ampliamos em nossas vidas, ao definir nossas prioridades conseguimos ter um norte em cada situação que estamos presentes.

Por exemplo, se você definiu alimentação saudável como prioridade e tem que ir a uma festa cheia de tentações, você conseguirá sustentar seu foco: comendo antes, ou optando por algo mais saudável na própria festa, ou ainda esperando para comer depois. Como a prioridade está clara, você foca e consegue inclusive enxergar mais opções alimentares do que teria antes de priorizar sua dieta. E quando sente os benefícios advindos da sua priorização, começa a retroalimentar a sua autoconfiança na conquista de outras prioridades.

Lembrando que as prioridades mudam, assim como você muda. Então é importante saber que nem sempre você conseguirá fazer tudo que quer ao mesmo tempo, mas se autoconhecer será o passo essencial para definir as melhores prioridades para o momento.

Para quem não sabe por onde começar, sugiro começar a priorizar o que faz você se sentir melhor em cada área da sua vida. 

Se você não estabeleceu suas prioridades, irão estabelecê-las por você.

Namastê

Rebec@
Respeite os créditos ao compartilhar a mensagem!
Blog Feminino Quântico:http://www.femininoquantico.com.br/2017/06/tudo-e-uma-questao-de-prioridade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço antecipadamente o seu comentário! Ele será respondido o mais breve possível!